segunda-feira, 29 de junho de 2015

Game desafia alunos de escolas públicas em busca de conhecimento


Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS lançam o game 'Logus'. Jogo vai envolver estudantes em uma jornada em busca do conhecimento.

A partir desta terça-feira (16), alunos de escolas públicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão convidados a participar de uma jornada em busca do conhecimento. E tudo isso através de uma linguagem divertida, educativa e que todo jovem entende: a dos games. O formato foi escolhido especialmente para dialogar com essa turma que já nasce antenada na linguagem digital, fica conectada o tempo todo e cada vez mais usa as telas para se comunicar com o mundo.

De olho nessa linguagem, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Grupo RBS lançam um desafio para a meninada: o jogo Logus. Divididos por equipes, os estudantes vão ter que ajudar a combater um vírus que dominou o mundo.


O game prevê que, no futuro, o mundo vai ser invadido pelo vírus “nulis”, o vírus do desinteresse. Nesse mundo, o conhecimento corre perigo. O time dos ativados é que vai ter de mudar essa história cumprindo missões que vão desde um projeto de baixo custo para beneficiar a escola até a elaboração de vídeos de um minuto.

A cada etapa do jogo, as equipes cumprem suas tarefas pontuando e ganhando “logus”, o antídoto para o vírus da apatia. E é aí que os ativados vão ajudar a salvar os desativados. Alguns alunos do ensino médio já testaram o jogo que se passa em 2087 e aprovaram, principalmente a interação entre os colegas.

Por isso, dá para dizer que Logus não é só um jogo, é um desafio para a vida. Tudo elaborado e construído com base na teoria da gamificação. “Empatia, resiliência, trabalho em equipe, pertencimento. É muito importante trabalhar essa sensação de estar em um lugar, acho que isso é uma das coisas fundamentais, sempre me toca muito. As pessoas se sentem fazendo parte de algo. Na verdade, acho que a maior parte das pessoas está sempre buscando isso”, explica o desenvolvedor de games Carlos Idiart.

O jogo promete despertar nos alunos habilidades que não só vão ajudar na escola, mas também vão turbinar a vida deles no futuro. E nessa hora a cooperação entre os membros da equipe do game vai ajudar e muito.

“Cada escola terá uma equipe. Precisa formar a equipe, que é formada por personagens com características diferentes, até porque não adianta ter uma equipe com personagem de uma única característica, a gente incentiva as diferenças”, diz a diretora-geral de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, Flávia Moraes.

Para participar dessa grande aventura, alunos das escolas públicas de todo o estado podem se inscrever com uma equipe, até novembro. Quem comanda a equipe é um líder, mas cada membro tem um avatar, ou seja, um personagem nessa história. Trata-se de uma maneira de valorizar a pluralidade e as diferenças entre as pessoas.

“Hoje todo conhecimento produzido em milhões de anos está à disposição de qualquer pessoa na rede, mas precisa querer aprender e chegar a um conhecimento para poder efetivamente absorver", completa Flávia Moraes.

“A plataforma digital é a linguagem dos jovens da nossa época. Inserir esforços para o aperfeiçoamento da educação nesse ambiente digital é o nosso desafio. E a nossa convicção é que, com esse esforço e com esse projeto, estaremos dando uma contribuição adicional à qualificação e ao aperfeiçoamento da educação na nossa sociedade”, diz o presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky.

Está esperando o que para se ativar? Para fazer a inscrição da sua turma é só acessar o site www.logusasaga.com.br. Podem participar alunos e educadores de escolas públicas. Basta preencher o cadastro e escolher o líder e os membros das equipes, conforme as instruções.


Fonte: www.g1.globo.com

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