A revolução do ensino 2.0 já começou faz um tempo. Nessa época digital onde tudo passa através internet, também a possibilidade de estudar e aprender basicamente qualquer coisa descobriu novos patamares.
As redes sociais, sites específicos, canais temáticos como youtube ou metacafe ganharam grande popularidade na difusão dos ensinos básicos dos idiomas ou de matérias técnicas. Mas o mais poderoso sistema de educação a distância que nos últimos anos viro a ser uma coluna de educação a distância foi o que è chamado o MOOC, ou seja, um Curso Online Abertos e Massivo (do inglês Massive Open Online Course). Cursos de graça, possibilidade de assistir as aulas quando tem a possibilidade (sem limite de horário), zero problemas de transporte.
O que é o MOOC?
O MOOC tem como raízes o movimento dos recursos educacionais abertos e do conectivismo. Ele se desenvolveu mais recentemente, com uma série de projetos independentes entre os quais Coursera, Udacity, OpenClass e EDX participaram. No Brasil, muitas universidades e instituições de ensino estão começando lançar iniciativas MOOC entre os cursos tradicionais.
A oferta hoje é muito ampla e existem muitos cursos e recursos online que uma pessoa curiosa pode encontrar e isso pode, talvez, criar uma confusão de informações.
Os educadores encontram ferramentas incríveis para transformar o ensino de forma inovadora, personalizada e mais eficaz. Mas essa nova forma de ensinar tem que ser, entes de tudo, aprendida. Mas como e onde? O Google organiza um curso gratuito de “como utilizar o google no ensino”.
O curso è baseado em cinco vídeo-módulos, assim divididos:
- Primeira parte sobre a visão geral: para entender a estrutura do curso e apresentar sugestões para melhorar a estratégia de estudo;
- Segunda parte sobre a pesquisa e comunicação: como encontrar recursos online e divulgar as informações de forma eficaz na comunidade escolar;
- Terceira parte sobre a criação e compartilhamento: como criar documentos online e incentivar a colaboração usando ferramentas de edição de texto, planilhas, apresentações e formulários de pesquisa;
- Quarta parte sobre o melhoramento da experiência em sala de aula: utilizar ferramentas online para melhorar a comunicação e aspectos visuais nas aulas;
- Quinta parte de aprofundamento: como encontrar links e conteúdos interessantes de assuntos relacionados ao uso de tecnologia em sala de aula.
Tudo isso para desfrutar ao máximo as ferramentas do Web 2.0, os ambientes virtuais de aprendizagem, as redes sociais e as oportunidade de ampliar os conhecimentos num processo de coprodução.
Fonte: www.canaldoensino.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário