quarta-feira, 6 de maio de 2015

Crianças aprendem programação através de aplicativos


Em fevereiro, nomes gigantes da tecnologia como o fundador da Microsoft, Bill Gates, e do Facebook, Mark Zuckerberg, se juntaram a uma campanha lançada pela code.org para estimular o ensino de programação nas escolas .

Foram separados seis desses serviços, voltados para crianças de 5 a 15 anos, que queiram aprender a programar.

Codecademy (acima de 12 anos) 
Esta ferramenta pretende ensinar programação a qualquer pessoa, até mesmo adolescentes. Apesar da interface não ser tão atraente e colorida quanto a de outros aplicativos, o Codecademy é amigável e simples de entender. A ferramenta pretende iniciar as pessoas em linguagens como Python, Ruby, PHP, HTML ou JavaScript. O tutorial está tentando expandir seu apelo aos jovens em uma campanha para treinarem programação depois da aula, incentivando os alunos e educadores a iniciarem um clube de programação em suas escolas.

Scratch (acima de 8 anos) 
Criado pelo MIT em parceria com empresas como Microsoft, Intel e Nokia, o Scratch usa uma linguagem de programação que facilita a criação de histórias interativas, animalções, jogos, música e arte e seu compartilhamento na internet. Segundo os criadores, na medida que os jovens criam e compartilhas projetos na ferramenta, aprendem importantes ideiais matemáticas e computacionais, ao mesmo tempo em que aprendem a pensar criativamente.

Code Monster (de 9 a 14 anos) 
Esta ferramenta, que pode ser acessada diretamente no navegador, um monstro orienta as crianças sobre como alterar as variáveis do Javascript, o que modifica a aparência dos blocos na tela ao lado. Cada nova lição traz novas cores e formas para o lado direito da tela.

Alice (acima de 8 anos) 
O Alice foi criado por pesquisadores da Universidade de Virgínia como uma introdução à programação orientada a objetos. Na ferramenta, os jovens aprendem conceitos fundamentais de programação no contexto de criação de filmes animados e videogames simples. Os objetos 3D povoam um mundo virtual em que os alunos arrastam e soltam peças para criar o programa. Assim, eles conseguem ver a relação que existem entre as instruções de programação com o comportamento dos objetos na animação.

Daisy the Dinosaur (de 5 a 8 anos) 
O aplicativo para iPad pretende ensinar os conceitos básicos da lógica de programação para as crianças. O funcionamento é simples: blocos com comandos como "rolar", "saltar" e "crescer" são arrastados para uma área de programação. Ao apertar play, os jogadores veem uma relação direta entre os comandos e as ações que o dinossauro executa.


Fonte: Terra

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